aniversário

Batalhão de Operações Especiais celebra 18 anos com mais de mil operações

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Há 18 anos, Santa Maria recebia o segundo Batalhão de Operações Especiais (BOE) do Rio Grande do Sul. O primeiro foi criado na capital gaúcha. Hoje, o 2º BOE, da Brigada Militar, é um dos três do Estado. O terceiro fica em Passo Fundo. A data foi celebrada com uma cerimônia de aniversário na manhã de sexta-feira, na sede do 2º BOE, na Rua Venâncio Aires. O ato contou com a presença do subcomandante do Comando Geral da BM, coronel Eduardo Biachi Rodrigues, e teve ainda entrega de comendas e a demonstração de uma abordagem da tropa com o emprego do canil. 

Homem é preso trafegando a 151 km/h em São Gabriel

O comandante do 2º BOE, major Paulo Antônio Flores de Oliveira, destacou a participação dos homens e mulheres do batalhão em 1.890 operações realizadas em 276 cidades gaúchas. Ele ainda chamou a atenção para a atuação dos policiais na prisão dos suspeitos de terem atacado uma agência bancária em Dilermando de Aguiar na madrugada de quinta-feira (leia mais nesta página).

- O pessoal trabalhou durante toda a madrugada nas buscas desses cidadãos, e o resultado veio coroar o trabalho do nosso batalhão, que é de excelência - disse o comandante. 


A primeira grande operação do batalhão foi em 2000, no município de Jóia, no combate à febre aftosa. Depois disso, a tropa santa-mariense participou do policiamento em eventos como a Copa do Mundo em 2014; a Operação Avante em Porto Alegre em 2016 e 2017; e a Operação Roda Viva, durante os protestos dos caminhoneiros neste ano, entre outras ações.

- Nesses 18 anos, o BOE se consolidou como sendo um batalhão reserva do Comando da Brigada Militar. Um batalhão de pronto emprego, ou seja, a qualquer momento pode ser acionado para atuar em qualquer lugar do Estado - ressaltou Oliveira.

Polícia investiga agressão a mulher que teve o rosto desfigurado

A escolha do Comando Geral da Brigada Militar de implantar aqui uma das unidades tinha como base a localização estratégica da cidade. A ideia era oferecer a tropa especializada para atender o interior do Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casal morre em acidente na Faixa Nova de Camobi Anterior

Casal morre em acidente na Faixa Nova de Camobi

Aprovados em concurso chamam atenção para déficit de agentes penitenciários Próximo

Aprovados em concurso chamam atenção para déficit de agentes penitenciários

Polícia/Segurança